segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Preços...

Morando há mais de uma semana na Holanda, chego a uma triste conclusão: o custo de vida no Brasil está muito alto. Digo isso porque a Europa tem maior fama de ser careira e realmente é se compararmos aos EUA. Mas em relação ao Brasil, sinceramente, acho que as coisas estão no mesmo nível e me arrisco até a dizer que a vida em Amsterdam pode ser mais barata.

Exemplos:

- Roupas: assim que cheguei a Amsterdam, tive que providenciar um casaco de frio para enfrentar o inverno daqui. Comprei um bem bacana e super quentinho na C&A por 15 Euros. Depois, fui a uma loja de esportes chamada Declaton e comprei blusas de manca comprida de fleece por 8 Euros. Convertendo para reais, o casaco sairía aproximadamente R$38 e as blusas R$20. Preços ótimos, não? É claro que não são roupas de marca, mas vamos combinar que no Rio de Janeiro está difícil comprar uma blusinha qualquer por menos de 40 reais, né? Eu ainda não comprei muito roupa, mas posso garantir que é possível comprar sobretudos de lã por 40 Euros e blusinhas para bater ou trabalhar por 10 ou 15 euros em lojas como C&A, HM, Hema, entre outras.

- Restaurantes: quem me conhece, sabe que adoro gastar um dinheiro em restaurante. E em Amsterdam, não tem sido diferente. Já jantei duas vezes em um restaurante italiano muito bom onde cada prato custa 5 Euros. Já comi tanto a pizza como a massa e são deliciosos. Os fast-food de hamburguer como Mc Donald´s e Burguer King custam em média 6 Euros. Tem também um japonês "all you can eat" por 16 Euros. Eu ainda não fui, mas a propaganda que me fizeram do restaurante, parece ser muuuito bom. Mais uma vez, mesmo se convertermos a moeda, acho que conseguimos comer aqui mais barato do que no Rio.

- Supermercado: a verdade é que ainda não fiz muitas compras no supermercado. O que sei é que os supérfluos, como champignon, chocolates e Nutela, são mais baratos por aqui. De restante, acho que é praticamente o mesmo preço do Brasil.

Enfim, não vou citar mais itens porque meu conhecimento sobre o custo de vida em Amsterdam não vai muito além disso. É apenas para dar uma idéia para quem está se programando para vir para Europa do quanto vai gastar e tirar um pouco dessa imagem de que aqui tudo é caro.

Aliás, para fazer uma comparação fiel entre o custo de vida dos dois países não devemos converter as moedas. Afinal, na Holanda se gasta em euros, mas se ganha em euros. E o salário mínimo daqui é algo em torno de 1.400 euros, com desconto de 40% de impostos.

Ou seja, para mim não restam dúvidas que viver no Rio de Janeiro está absurdamente caro!!!

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com tudo. Agora que você já comeu no Japona, o que você diz a respeito do preço de 16€? rsssss

    ResponderExcluir