domingo, 30 de janeiro de 2011

Bélgica...

Meus dias aqui em Amsterdam estão cada vez mais agitados. Essa semana fiz minha primeira viagem internacional na Europa, para Bélgica. Foi muuito legal. Passei por duas cidades, Bruxellas e Gent, e dormi em três casas diferentes! hehehe

A viagem de trem é bem bacana. São três horas super bem aproveitadas, curtindo a paisagem e tirando fotos! hehehe


Sem dúvida nenhuma, o melhor da viagem foi conhecer meu tio e família. Foi muito bacana! Fiquei muito feliz de encontrá-los! Meus tios são muito legais e meus primos, uns fofos.



Além de conhecer minha família em Bruxelas, eu também fui para Gent. A cidade é bem pequena, mas muito bonitinha. O ponto turístico mais famoso são três igrejinhas bem no centro, uma graça! À noite, ainda assistimos um show de iluminação muito lindo! Fiz um vídeo, mas não to conseguindo postar. Então, vai a foto mesmo!


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Amazing weekend

Mais uma vez eu tive um fim de semana maravilhoso! E tenho tanta coisa pra falar que não sei nem por onde começar. Eu fui num simpósio da Adventist Theological Society sobre Music and Worship e foi muito muito bom. Antes de tudo, eu tenho que reforçar que os holandeses são muito legais. Sério! É um povo muito simpático e atencioso. O programa foi em Assen, uma cidade há duas horas de carro de Amsterdam. Então, para ir, eu precisaria arranjar tanto uma carona quanto uma casa para passar a noite. E uma amiga holandesa e outro amigo dela arranjaram tudo pra mim. Super gente boas!

E tanto o rapaz que me deu carona quanto a família que me recebeu foram incríveis. Não tenho nem palavras para explicar o quão legal eles foram. E no sábado à noite, eu ainda sai com os filhos deles para uma Dance Evening. Muito bacana! Eu e o irmão fomos a pé e a irmã foi de bike! Nunca que a gente consegue imaginar alguém saindo pra night a pé ou de bicicleta no Brasil, né?

Assen é uma cidade bem legal. Pequena, mas aconchecante. Não tem prédios, só casas e é muito bonita!



Quanto ao simpósio, foi bem bacana. Uma discussão mais profunda do que a IASD costuma fazer. Algo além de permitir ou proibir a bateria na igreja. Embora, curiosamente, esse também seja um dos assuntos mais debatidos por aqui! hehehe

Segue um vídeo de um grupo da igreja de Gana que cantou no simpósio. Bem bacana!


video

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Shows de rua

Uma coisa muito legal aqui de Amsterdam é que nas ruas mais baladas do centro sempre tem artistas "de rua" fazendo uma apresentação bacana. Tem de tudo: mágica, malabarismos, embaixadinhas, música, dança... Neste domingo, eu estava na Leidsplein e vi um grupo de garotos fazendo street dance. Os meninos eram muito feras e divertidos.

E os holandeses adoram! Geralmente junta maior grupão de curiosos ao redor para assistir. E ao final, tem o tradicional chapéu para recolher uma graninha.

O que eu acho curioso é que show de rua não parece muito coisa de primeiro mundo. A idéia que eu tinha era que essas apresentações eram coisas de países subdesenvolvidos, "onde os "artistas" não têm oportunidades, ou o cara é simplesmente um desempregado que vai para rua tentar arranjar uma graninha". Sabe esse discurso bem tradicional e que geralmente passa pelas nossas cabeças quando a gente vê esses shows no Brasil?

E de repente não é nada disso. Os artistas podem estar ali simplesmente porque gostam, porque acham mais divertido fazer um show a céu aberto e para qualquer interessado do que se apresentar em um teatro para um grupo elitizado.

Enfim... só especulações! hahaha

De qualquer forma, segue o vídeo que fiz dos meninos. Só que comecei a gravar já na metade do show, pq antes estava tirando fotos! Ah... e tá um pouquinho escuro! hehe


video

sábado, 15 de janeiro de 2011

Mundo Globalizado...

Esse mundo globalizado é mesmo muito engraçado, né? Hoje meu dia foi mega multicultural. Eu, uma brasileira, passei o dia numa igreja adventista africana e depois saí para jantar num restaurante japonês. Isso tudo em Amsterdam, na Holanda. Muito louco, né? E sem dúvida nenhuma, muito bacana. Em um dia só, consegui juntar a cultura de 4 continentes! ;)

A igreja estava lotada e animadíssima. Como não podia deixar de ser, as pessoas muito simpáticas e acolhedoras. E ainda teve um detalhe. Uma das classes da escola sabatina era em inglês (ótimo), mas o culto era na língua de Gana (que até agora eu não sei qual é). Resumindo, quem não conhece o idioma, assiste o culto com um headset com tradução simultânea. Você pode escolher ou inglês ou espanhol. Com esse meu inglês perfeito, eu não sabia se ouvia o pastor, a tradução, ou se simplesmente desistia de prestar atenção! hahaha

Para fechar o dia com chave de ouro, me deliciei no restaurante japonês, que custa $25 euros o jantar e que vale muuuito a pena!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Fim de semana...

Acho que desde que cheguei aqui em Amsterdam, esse foi o fim de semana mais agitado que tive. Ontem, eu fui na reunião do grupinho de brasileiros adventistas aqui da Holanda. Foi muuuito legal. Além do culto, fizemos dinâmicas, jantamos e ainda trocamos presentes (que eram pra ser de Natal!). Enfim, foi mt bacana. É impressionante como sempre nos sentimos em casa quando estamos no meio de cristãos, se forem brasileiros então, melhor ainda! 

Hoje, eu conheci uma cidade chamada Hilversum, há mais ou menos 40 minutos de Amsterdam. É muito linda! As casas, as ruas, eu adorei! Para completar, na volta jantei no tal restaurante italiano que custa tudo 5 euros! (Tenho que descobrir o nome logo para divulgar aqui!).

Meu fim de semana foi realmente bem divertido e proveitoso e acho que tem muitas novidades para acontecer por agora. Tenho andado um pouco mais ocupada, mas vou continuar postanto tudo aqui para vocês.

Infelizmente, minha câmera está com problemas, então não tenho fotos do fds. :S

sábado, 1 de janeiro de 2011

Happy New Year!



Feliz ano novo, pessoal!!! 2011 chegou com tudo! Pela primeira vez na minha vida, passei o natal e o réveillon fora do Brasil e posso dizer que foi incrível! Ontem, eu, meu irmão e minha cunhada fomos para o Museumplein, lugar onde rolou um show e de onde saíram os fogos à meia-noite.
Como se pode imaginar, estava lotado! Tivemos que ir a pé porque os trans não funcionavam e eu ainda não tenho minha bike. Graças a Deus, não estava ventando e a caminhada foi ótima. É muito legal ver todo mundo andando de bicicleta ou caminhando em direção ao centro, sem confusão, sem stress...
Para terminar a noite, fomos comer no Burguer King da Leidseplein, que, por incrível que pareça, estava mega lotado. Muito bom!!!
Sem dúvidas, posso dizer que meu 2011 começou muito bem. Além de passar uma virada muito bacana, hoje de manhã fui passear pelo parque aqui perto de casa e estava simplesmente lindo. Acho que choveu esses dias e a neve derreteu, então, pela primeira vez desde que cheguei, vi o parque cheio de grama e para melhorar, o sol ainda estava brilhando! Muito lindo!
Diante disso, acho que antes de pedir por um 2011 feliz, devemos agradecer a Deus por tudo que Ele fez por nós em 2010. Para mim, particularmente, não foi o melhor ano da minha vida. Mas com certeza também não foi o pior. Em todos os momentos que eu estava triste ou preocupada com algo, Deus providenciou uma solução muito melhor do que eu imaginava. E, apesar de todos os contratempos, posso dizer que foi um ano muito bom. Conheci pessoas especiais, conquistei novos amigos, vivi momentos divertidos e inesquecíveis. E, sem sequer imaginar que isso aconteceria, terminei o ano fazendo a viagem do meu sonho. Na Europa, morando com meu irmão e com um ano novo promissor pela frente... Impossível duvidar que Deus cuidou de mim em todos os momentos, né?
Obrigado!

Desejo a todos meus amigos queridos que 2011 seja um ano especial e de muitas bênçãos para todos nós. E que possamos sempre estar seguros nos braços de Jesus.
Que venha 2011!!!