domingo, 28 de agosto de 2011

Vá bene


Minha última parada na Itália foi em direção ao sul, nas regiões de Puglia e Basilicata. Depois de uma Roma lotada e muito agitada, a paz de Matera foi perfeita para acalmar os ânimos. De todos os lugares que visitei, esse com certeza foi o mais diferente. Uma cidade construída nas rochas, onde até pouquíssimo tempo atrás (leia-se 1950) as pessoas ainda moravam nas cavernas. Literalmente!


Patrimônio da Unesco, Matera não é um destino turístico comum, mas foi uma deliciosa surpresa para mim. Eu passei apenas dois dias lá, mas poderia ter passado muito mais.  O visual da cidade é lindo e o melhor de tudo são as pessoas. Eu amei os italianos de forma geral, mas os de Matera são ainda mais especiais. Tão simpáticos, alegres, atenciosos! O povo na rua, meu host e os amigos dele, todos me fizeram querer voltar lá em breve. E foi em Matera que comi a melhor pizza italiana de toda a viagem! Só de pensar já me da água na boca.

Em Bari, matei as saudades do Brasil curtindo uma praia maravilhosa chamada Bosco Verde. Depois de 8 meses sem saber o que era isso, mergulhei num mar verde e de água quentinha. Delicioso! Tudo que eu precisava para fechar uma viagem maravilhosa por um país apaixonante.


Em uma conversa com um Materano querido, chegamos a conclusão que a palavra da Itália é “Vá Bene”. Além deles falarem isso o tempo todo, a expressão reflete bem o espírito do povo italiano. Mesmo que as coisas não estejam tão bem, eles sempre respiram fundo e concluem: vá bene! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário