sexta-feira, 9 de março de 2012

Praga é linda!


 
"Ai, gente, Praga é linda!" Essa foi apenas mais uma das centenas de frases em português que eu e a Núbia ouvimos enquanto passeávamos pelas ruas da capital tcheca. Embora a voz e o sotaque da moça fossem bem irritantes, ela estava certa. Praga é linda!


E isso não foi nenhuma surpresa. Todos que conhecem a cidade ficam encantados e é por isso que ela entrou para lista "A visitar na Europa" que fiz há alguns meses quando decidi minha data de volta ao Brasil (são 12 cidades novas e 3 a revisitar e faltam apenas 10 meses!). 

Quando cheguei à Praga, eu estava totalmente ignorante de qualquer história ou cultura do lugar. Mas lá me dei conta de duas coisas que me deixaram muito feliz. Um dos meus livros favoritos (tenho muitos!) é "A insustentável leveza do ser", escrito pelo tcheco Mila Kundera e que se passa em Praga. Mas fazia tantos anos que eu tinha lido que nem lembrava de onde era, mas quando cheguei lá, isso me voltou à cabeça. Depois ainda me lembrei que Franz Kafka também é tcheco e eu vi uma peça de teatro dele em Niterói, chamada O Processo, para um trabalho de faculdade. Fiquei feliz porque descobri que não era tão ignorante assim em relação à República Tcheca e também pq visitei o cenário de um livro que amei e conheci a casa de um escritor famoso (na Rua de Ouro do Castelo, uma das casinhas era de Kafka).


O que mais me chamou a atenção em Praga foi a arquitetura. Tem prédios deslumbrantes, como a Ópera Nacional, O Museu Nacional, o antigo palácio real e a cathedral, ambos na área do Castelo, e todos da praça do centro histórico, Old Town. É lá que fica o famoso relógio astronômico, também muito bonito e a subida vale muito a pena pela bela visão da cidade. 




Eu e a Núbia assistimos ao Teatro Negro, típico de Praga. Embora tivesse poucas cenas realmente de teatro negro, foi bem diferente e muito interessante. Eu gostei bastante e recomendo. Pena que tinha uma criança perturbada falando o tempo todo atrás da gente (e pior, em português). 


A boa notícia é que Praga é muito barata, o hotel, a comida, as atrações, tudo a baixo custo. E dá para se comer muito bem, embora eles tenham muito porco no cardápio. Um doce típico, que vende numas barraquinhas na rua, é tipo um pretz enroladinho. Bem gostosinho!


 
A má notícia é que simpatia não é o forte dos tchecos, pelo menos, não da maioria. E eles não fazem questão nenhuma de falar inglês, um saco.  

Obs1: não se preocupem com as direções em Praga. Não importa para qual lado você ande, você sempre acaba na praça do relógio. Sempre! hehehe

Obs 2: No verão passado, quando saía do sul da Itália para Madrid, conheci um rapaz no ônibus que levava de Bari ao aeroporto e por coincidência pegávamos o mesmo vôo. Fomos batendo papo o tempo todo e trocamos facebook. Ele era um tcheco e me deu as dicas de como ir e o que fazer em Praga. Quando finalmente consegui organizar minha viagem à cidade, mandei uma mensagem para ele no facebook. E, a resposta foi inacreditável. Ele estava viajando pela América do Sul e no exato dia que eu chegava à Praga, ele chegava ao Rio de Janeiro!!! A vida assim, cheia de coincidências, encontros e desencontros. A vida é linda e Praga tb! :)




 






Nenhum comentário:

Postar um comentário