sexta-feira, 10 de maio de 2013

Cape Town: pessoas e experiências... (Parte 2)


 

A África do Sul tem uma natureza deslubrante, Cape Town lembra em muita coisa o Rio de Janeiro. Mas não foi isso que fez eu me apaixonar pelo país. Por qualquer razão que não sei explicar, eu sempre tive um interesse especial pela África, seu povo, sua cultura, e quando cheguei lá, foi muito bacana conhecer as pessoas de perto, ouvir suas histórias, vê-las de verdade.

Minha intenção era fazer a monografia de faculdade sobre as crianças de lá, por isso, conversei com muitas delas nas ruas, praças, entrevistei pesquisadores, e no fim das contas, mudei o tema da minha monografia, mas algumas frases me marcaram e nunca esqueci. Entre elas, um garotinho negro, de uns 7 anos, que, enquanto eu perguntava do apartheid, disse que não precisávamos falar sobre isso, porque já era passado, agora brancos e negros eram amigos.

Lembro também de uma senhora mulçumana que me contou que o preconceito não eram só com os negros, mas com todos que não eram brancos. Por isso, ela também não podia ir para a escola na época do apartheid. Quando eu pareci surpresa com isso, ela me disse que eu também não era branca e que se morasse lá, sofreria os mesmos tratamentos que os negros.

Foi uma experiência única para mim. Desfiz muitos mitos que tinha- lembro que na primeira vez que fui dar uma volta na rua e vi as pessoas usando calças jeans e blusas de apenas uma cor, igualzinho no Brasil - nada de vestidões estampados e coloridos-, fiquei meio decepcionada. Conheci as Townships - versão estrangeira das favelas. Deu medo, confesso. Principalmente quando fui abordada por beberrões em um bar, mas tudo correu tranquilamente. Dei-me conta que temos infinitamente mais coisas em comum do que diferentes (como pude viver 20 anos pensando o contrário?). Conheci um povo caloroso, simpático, invasivo, feliz, apaixonante.

Além de conhecer uma cultura que sempre me atraiu, a África do Sul me proporcionou experiências sensoriais muito bacanas. A primeira delas, contei no outro post: o salto de paraquedas. Mas tem também aquelas relacionadas aos animais e ao oceano.


Eu, uns amigos brasileiros, uma japonesa e um alemão viajamos de carro de Cape Town até Jeffrey's Bay, praia dos surfistas, onde ocorre uma das etapas do campeonado mundial. Foi ali que realizei um sonho bobo: mergulhar no oceano Índico. Acordamos às 5h da manhã para ver o sol nascer na praia e enfrentamos as águas congelantes, só pelo simples prazer de nadar em um oceano diferente.


No caminho, passamos por algumas cidadezinhas bem bacanas, visitamos um parque de elefantes, onde podemos tocar neles e alimentá-los. Eles têm a pele bem ruguenta e a tromba molhada, mas é tão gostoso. Em outra cidade, fomos num parque que tinha apresentação de tigres brancos (absurdamente lindos) e onde podíamos tocar tigres bebês. Que sensação maravilhosa! Inesquecível! Tão fofos!


A África do Sul vai estar para sempre no meu coração - lugar de liberdade, experiências incríveis, de viver.





Nenhum comentário:

Postar um comentário