segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Búzios: meu pequeno paraíso



Geribá

Minha relação com Búzios é sentimental. Sempre foi assim. Minha lembrança mais antiga de lá sou eu bem pequena, atravessando a rua sozinha pela primeira vez, enquanto minha mãe acertava as contas do hotel, em uma de nossas costumeiras viagens de fim de semana. Búzios era sinônimo de liberdade.

O curioso é que voltei lá algumas vezes com minhas irmãs para pegar praia e passear de escuna e tenho certeza que foram momentos muito divertidos, mas não lembro claramente de nenhum deles. Mas a minha alegria de atravessar a rua sozinha eu nunca esqueci. 

Praia da Tartaruga

E aí eu comecei a namorar o Douglas, que tinha Búzios como segunda casa e me deu isso de presente. A primeira vez que fomos juntos lá, inventamos de atravessar de Geribá para Ferradurinha pelas pedras e quase morremos (com um pouco de exagero!). Tivemos que voltar no meio do caminho. Ele, pelas pedras e eu, nadando. Mesmo assim, Búzios era sinônimo de liberdade. Era o único lugar do Brasil que eu não precisava dizer para ninguém para onde ia e que horas voltava. 

Eu retornei a Búzios semana passada e foi a primeira vez no Brasil que viajei sozinha, para ficar hospedada num hostel. Definitivamente, Búzios é sinônimo de liberdade. Mas não é só isso. É um dos lugares mais bonitos do Rio, sem dúvidas.

Pôr-do-Sol em Geribá


Da emoção à prática

Praia da Azeda

Para além das minhas lembranças nostálgicas, Búzios tem muitas atrações para oferecer. As praias, sem dúvida, são as melhores delas. Pelo menos para mim que não ligo para baladas. A minha preferida é Ferradurinha, uns 5 min a pé do fim de Geribá (se você for pelo caminho trilhado e não inventar de atravessar as pedras, como eu!). É aconchegante, mansinha, tem um visual lindo das pedras, dá pra andar de caiaque e não fica empestada de gente. Eu adoro Geribá também. Tem coqueiros dando sombra, a faixa de areia é extensa e larga, então, mesmo na alta temporada tem espaço de sobra.  Mas o mar pode ficar bravo e a água gelada. As praias do centro são bem mais mansas, águas mais transparentes, mas no verão, socorro! Como elas são pequenas, ficam muito cheias. Os passeios de escuna são ótima pedida tb!


Praia da Ferradurinha

À noite, a melhor (e acho que única opção!) é a Rua das Pedras. Meu lugar preferido é o Chez Michou, crepe delicioso, ambiente gostoso, música animada, atendentes simpáticos, preço bom (mas só aceita dinheiro!). As lojas da Rua das Pedras são meio fora do meu orçamento, mas nos arredores, tem lojinhas de preço razoável, por incrível que pareça.
Onde ficar: não conheço muito, mas posso indicar o hostel que fiquei dessa última vez: Lagoa Beach. Muito barato (R$30 diária com café da manhã), novo, bem limpinho e a 5min a pé da praia de Geribá (para ir para o centro é preciso andar uns 10 min até a avenida principal e pegar uma van). Gostei e recomendo. 

2 comentários:

  1. Muito legal o post. Não sabia desse fato de você ter atravessado a rua sozinha pela primeira vez, ahahah!!!

    Búzios é bem legal mesmo. Vamos marcar de irmos lá juntas quando passarem as minhas provas.

    Beijocas

    p.s. acho que se o Chez Michous aceitasse cartão ia ter mais clientes ainda, ahahahahha

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post, muito informativo. Vou visitar Buzios a proxima vez, maybe 2015! As fotos estao muito cute tambem.

    Kay

    ResponderExcluir